Com as várias fases de desconfinamento a passar, surgem as novidades literárias que ficaram em pausa com a quarentena. Adivinham-se tempos difíceis com todos os livros que vamos querer ler nas próximas semanas. Eu sei que provavelmente não vou ajudar nada, mas fica com uma lista das publicações mais recentes que precisas mesmo de ler. Se te apetecer chorar pela tua carteira, está tudo bem. Dá-me a mão e pensa que eu vou chorar contigo. 😂
A Cidade das Mulheres, de Elizabeth Gilbert • 23.06.2020
Quero ler este livro desde que saiu em 2019. É escrito pela autora de Comer, Orar, Amar, um dos meus livros de não-ficção predilectos. A sinopse e as opiniões, no Goodreads, deste novo romance despertaram-me ainda mais o interesse. Narra a história de uma mulher, Vivian, que muda-se para Nova Iorque na década de 1940 e começa a trabalhar no mundo do teatro.
Parece-me ser daqueles romances históricos que nos envolvem no timbre do enredo. O facto de a narrativa situar-se em Nova Iorque numa altura em que as artes estão no seu auge interessa-me ainda mais. Estou muito feliz por a Suma de Letras ter apostado neste romance. Mal posso esperar por o ler!
Profissão: Influencer, de Miguel Raposo • 17.06.2020
Este é mais específico para quem se interessa por esta coisa de ter uma plataforma nas redes sociais. Confesso que não foi com a palavra influenciador que este livro me chamou, mas pela temática em si. Miguel Raposo é consultor de Marketing de Influência e já escreveu outro livro no mesmo género, Torna-te um Guru das Redes Sociais. A Manuscrito Editora decidiu continuar a apostar nele e focar-se, desta vez, exclusivamente no mercado da influência.
De acordo com a sinopse da obra, o autor pretende analisar porque razão e como é que as grandes tendências de hoje em dia têm origem, acima de tudo, nas redes sociais e nos influencers. Um fenómeno que, naturalmente, me interessa bastante e que vou ler com bastante atenção.
Meia-Noite em Chernobyl, de Adam Higginbotham • 03.07.2020
Sabem quando vocês querem ler muito uma obra, mas começam a adiá-la porque sabem que vai ser um murro no estômago? Este livro inspirou a série da HBO, Chernobyl, e eu ainda não tive coragem de a ver porque sei que vai ser intensa e vou precisar de vários dias para a processar. Agora, surge a oportunidade de ler o livro primeiro, um trabalho de não-ficção onde Adam Higginbotham faz uma investigação profunda dos acontecimentos que ocorreram em Chernobyl. Uma sugestão da Saída de Emergência. Se já leram ou viram a série, digam-me o que acharam.
A Morte de Quatro Rainhas, de Astrid Scholte • 30.06.2020
Quando vi este título pareceu-me logo ser algo no género young adult e fantástico. Estava certa! É tão raro livros nesta temática serem editados em Portugal que é impossível não ficar interessada quando eles aparecem. Este livro, editado pela Gailivro, conta-nos a história de Keralie, uma jovem de 17 anos que é uma das ladras mais habilidosas de Quadara. Ao roubar Varin, um cidadão íntegro e bem comportado, coloca a sua vida em perigo. Quando tentam recuperar aquilo que Keralie roubou, ambos vêem-se envolvidos numa conspiração que matou as quatro rainhas de Quadara.
Ao ler a sinopse, dá-me vibes de Um Trono Negro, de Kendara Blake, e Throne of Glass, de Sarah J. Maas. Ainda que não tenha gostado assim tanto do primeiro, definitivamente adorei o segundo. Esperemos que este livro se encontre algures no meio.
Sempre Tu, de Colleen Hoover
Depois de ter lido dois livros completamente diferentes da Colleen Hoover – Isto Acaba Aqui e Verity – prometi a mim mesma que iria ler a obra da autora até ao fim dos meus dias. Ou até me fartar, vá. Acho que de todas as capas que já editaram em Portugal, esta é capaz de ser a minha favorita. E apesar de esta história ser a que menos me interessa dos romances da autora (é demasiado familiar e eu nem sempre aprecio esses enredos), já aprendi que é preciso dar uma oportunidade à Colleen pois ela vai sempre surpreender-nos. Uma publicação da TopSeller.
Comprar: Bertrand • Wook • Book Gang
Ser Digital, de Carolina Afonso e Sandra Alvarez
Na mesma linha do livro de Miguel Raposo, também estou, naturalmente, interessada na nova publicação destas duas autoras. Para quem não se lembra, em 2017 saiu Ser Blogger, um livro muito interessante sobre o fenómeno dos blogues e com testemunhos de bloggers portugueses. Na altura comprei-o; apesar de não ter aprendido nada de novo, considerei-o inovador por resumir muito bem todos os passos de como se cria e rentabiliza um blogue.
Passados três anos, Carolina Afonso e Sandra Alvarez publicam Ser Digital através da Casa das Letras. Uma obra que parece ter tanto de teórico como de prático, procurando entender como é que a evolução digital chegou a casa das pessoas e mudou os seus hábitos diários.
Manual de Sobrevivência de um Escritor, de João Tordo
Por último, mas não menos importante, é impossível não falar do novo livro de João Tordo. Depois de ler a opinião da Cláudia, do blogue A Mulher que Ama Livros, fiquei ainda mais interessada e soube que tinha de o trazer para casa. Tal como o nome indica, este livro reúne uma série de reflexões sobre a arte da escrita e o que é isto de ser escritor, tudo através dos olhos do autor.
Mesmo que não concordem com certas opiniões que estejam aqui apresentadas, não deixa de ser, certamente, um material valioso quando pensamos no sucesso de João Tordo e nos romances que já escreveu. Da minha parte, encontro-me duplamente interessada: não só enquanto leitora, mas também enquanto escritora que gostava, um dia, de publicar um livro.

* Este artigo contém links de afiliado.
Outras novidades que vos podem interessar:
- 1794, de Niklas Natt Och Dag. O thriller que deu início a esta saga, 1793, foi um verdadeiro sucesso no ano passado. É um thriller histórico, como é evidente pelo título, e tem agora a sua continuação com data de publicação a 23.06.2020;
- Joël Dicker, que escreveu dois livros muito populares, O Desaparecimento de Stephanie Mailer e A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert, traz-nos um novo thriller igualmente interessante: O Enigma do Quarto 622. Nas livrarias a 30.06.2020;
- A Rapariga Fatal, de Leslie Wolfe, vem continuar a série da agente especial do FBI Tess Winnett que encantou os portugueses depois de A Rapariga sem Nome e A Rapariga que Sobreviveu;
- No género fantástico, temos finalmente o último volume da trilogia Sombras de Magia, de V. E. Schwab. Uma Invocação de Luz vem juntar-se a Uma Magia mais Escura e Um Encontro de Sombras, pela Editora Minotauro;
- E em young adult, recebemos a sequela de Um de Nós Mente: Um de Nós é o Próximo, também um dos livros do mês de junho na livraria online da Helena Magalhães, o Book Gang.
A mim, neste momento, apetece-me mais chorar por só comprar livros em setembro. Mas vou ser forte ahahah
Quero muito ler o de João Tordo! Mas também fiquei bastante curiosa com A Cidade das Mulheres, Meia-Noite em Chernobyl e A Morte de Quatro Rainhas
Sinceramente já estive mais longe de aderir ao vosso desafio de só comprarem livros em setembro. Uma pessoa precisa de comprar e de ler os que tem na estante e isso ajudava muito 😅 No entanto, alguns destes livros que estão aqui estão na minha wishlist há tanto tempo que eu não sei se sou capaz de resistir. #sendhelp
Anda, assim sofremos todas juntas ahahahah
Pois, essa é mesmo a parte pior. Força!